Apple apresenta o iPhone 5 e renova a linha iPod

Tim Cook, o homem que recebeu a difícil tarefa de substituir Steve Jobs no comando da Apple, subiu hoje (12/09/2012) ao palco do Yerba Buena Center for the Arts, na Califórnia, Estados Unidos, para apresentar, ao lado de outros nomes importantes da empresa, o tão esperado iPhone 5, além de novos modelos da linha iPod.

Antes, os números gigantes

Antes de exibir a estrela do dia em si, Tim Cook seguiu com a tradição: preparou o terreno apresentando alguns números atuais da Apple, que de tão impressionantes só faltam fazer os fãs mais fervorosos se dobrarem numa reverência. Eis alguns deles:

  • Atualmente, há 380 unidades da Apple Store em 13 países (nenhuma no Brasil, pra variar);
  • Neste ano, estas lojas receberam cerca de 83 milhões de visitantes;
  • O sistema operacional OS X Mountain Lion já vendeu 7 milhões de cópias;
  • No segundo trimestre de 2012, 17 milhões de unidades do iPad foram comercializadas;
  • A linha iPad responde, atualmente, por 91% do tráfego de tablets na Web;
  • A App Store já superou a marca de 700 mil aplicativos;
  • Até o primeiro semestre de 2012, cerca de 400 milhões de dispositivos com iOS já haviam sido vendidos no mundo.

Agora sim, o iPhone 5

A Apple não demorou para mostrar o iPhone 5, aparelho que chega com a missão de manter a hegemonia da linha diante das investidas dos concorrentes, como a Samsung com o Galaxy SIII. Para isso, a empresa apostou em recursos certamente bem-vindos, como uma tela maior e menor espessura do dispositivo, fazendo com que este seja um dos smartphones mais finos da atualidade.

iPhone 5 preto – Imagem por Apple

iPhone 5 preto – Imagem por Apple

A tela do novo iPhone agora possui 4 polegadas e resolução de 1136 x 640 pixels, contra 3,5 polegadas e 960 x 640 pixels da versão anterior. Com isso, o dispositivo ficou um pouco maior: passou de 11,5 cm (versão 4S) para 12,3 cm. Por outro lado, agora está 18% mais fino, como já informado, passando a ter espessura de 7,6 mm. Como não poderia deixar de ser, a tecnologia Retina display, que “condensa” os pixels para melhorar a qualidade da imagem, foi incluída no dispositivo.

No aspecto da conectividade, o padrão LTE foi confirmado no iPhone 5, embora não se saiba se funcionará em redes 4G de todo o mundo. Recursos já tradicionais, como Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 4.0 e GPS também estão presentes.  Quanto ao padrão NFC, este não foi implementado no iPhone 5, como apontavam alguns rumores.

A câmera também recebeu algumas modificações: continua com 8 megapixels e gravando vídeos com 1080p, mas está 25% menor fisicamente, tem melhor processamento de imagens, gera fotos com resolução de até 3264 x 2448 pixels, está mais rápida na captura de imagens, permite fotografias panorâmicas que podem chegar a 28 megapixels, entre outros. O FaceTime, por sua vez, agora pode produzir imagens de 720p.

iPhone 5 branco – Imagem por Apple

iPhone 5 branco – Imagem por Apple

No mais:

  • O processador do iPhone 5 é um chip A6 quad core, até duas vezes mais rápido que a versão A5;
  • A memória RAM conta com 1 GB de capacidade;
  • O conector, agora chamado de Lightning, está 80% menor;
  • O Lightning terá um adaptador oficial para evitar incompatibilidade com os acessórios já existentes;
  • O sistema operacional é o novíssimo iOS 6, que conta com uma versão mais inteligente do Siri, novo aplicativo de mapas (o Google Maps foi descartado, vale relembrar), Safari atualizado, entre outros;
  • Externamente, o aparelho é feito de alumínio e vidro, pesando 112 grama, 20% a menos que o iPhone 4S;
  • A bateria tem maior autonomia: pode aguentar cerca de 8 horas de uso direto de 3G ou 4G, por exemplo.

Para quem possui um iPhone 4S ou um iPhone 4, será que vale a pena trocá-lo pelo iPhone 5? Não dá para dizer. Tecnicamente falando, os recursos deste lançamento são bastante interessantes, mas não imprescindíveis. Por outro lado, a Apple parece ter o poder de fazer com que as pessoas queiram utilizar a última versão de seus produtos. Assim, a decisão de trocar ou não está mais relacionada aos anseios dos usuários do que às funcionalidades oferecidas.

A ser disponibilizado em duas cores, preto e branco, o iPhone 5 estará em pré-venda nos Estados Unidos a partir de 14 de setembro (2012), com preço sugerido de 199 dólares para a versão de 16 GB, 299 dólares para a capacidade de 32 GB e 399 dólares no aparelho de 64 GB. Até a publicação deste texto, não havia nenhuma informação de preços e disponibilidade do iPhone 5 no Brasil.

O iPod ainda vive

Até mesmo os celulares mais simples de hoje podem tocar música e vídeo, fazendo com que os rumores de que a linha iPod deixará de existir aumentem a cada ano. Mas não é desta vez: a Apple anunciou novas versões do iPod touch e do pequenino iPod nano.

O iPod touch está mais fino, tendo agora apenas 6,1 mm de espessura, além de pesar apenas 88 gramas, apesar de sua tela de 4 polegadas. O dispositivo também usa o diminuto conector Lightning, conta com câmera de 5 megapixels e sua bateria oferece autonomia de 40 horas na execução de áudio. O desempenho fica a cargo do processador A5, que equipa o iPhone 4S.

Novo iPod touch disponível em cinco cores – Imagem por Apple

Novo iPod touch disponível em cinco cores – Imagem por Apple

O novo iPod nano, por sua vez, possui 5,4 mm de espessura, conta com tela de 2,5 polegadas sensível ao toque, oferece botão frontal e controles laterais, sintoniza rádio FM, se comunica via Bluetooth, entre outros. Sua capacidade de armazenamento é de 16 GB e seu formato agora é retangular, não lembrando mais um relógio.

Os novos iPods serão lançados em outubro de 2012, com os seguintes preços (considerando os Estados Unidos):

  • iPod nano: 149 dólares (759 reais no Brasil);
  • iPod touch de 32 GB: 299 dólares (a partir de 1.279 reais no Brasil);
  • iPod touch de 64 GB: 399 dólares.

É interessante notar que estes gadgets serão acompanhados de novos fones de ouvido. Estes possuem um formato estranho e um nome mais esquisito ainda – EarPods -, mas deverão oferecer uma experiência melhor ao usuário, de acordo com a Apple:

O novo iPod nano e os novos fones – Imagem por Apple

O novo iPod nano e os novos fones EarPods – Imagem por Apple

iTunes

Por fim, vale a pena frisar que a Apple também anunciou uma nova versão do iTunes, que estará disponível cerca de um mês depois do lançamento do iOS 6.0, que acontece em 19 de setembro outubro de 2012. Entre os recursos do software estão a nova interface, um mini-player, integração com o iCloud, melhor gerenciamento das playlists, entre outros.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn