Após vingança de ex, fundador da Wikipedia é acusado de gastar dinheiro da organização

Haha!Você certamente já enfrentou aquele dia em que tudo deu tão errado, que seria melhor não ter levantado da cama. Jimmy Wales, por sua vez, deve estar achando que deveria ter ficado na cama não apenas um dia, mas a semana toda! Primeiro veio a vingança de sua namorada, ou melhor, ex-namorada (ou ficante, ou amante, ou sei lá). Em seguida, algo bem mais sério: a acusação de que ele teria usado parte dos donativos enviados à sua criação, a organização Wikipedia, para pagar despesas próprias.

O primeiro caso começou há dois anos. Rachel Marsden, conhecida comentarista política dos EUA (mas nascida no Canadá), entrou em contato com Jimmy Wales porque não concordava com a descrição que fizeram dela na Wikipedia. Wales decidiu checar o problema e descobriu que, de fato, as informações ali presentes não correspondiam à biografia de Rachel Marsden. A história terminaria aí, se não fosse a ação do Cupido. Sim, Marsden e Wales começaram a se relacionar, mas a flecha do Cupido estava com defeito e o prazo de garantia já havia expirado, portanto, o que seria uma linda história de amor, virou uma novela mexicana…

Decidido a pôr fim na relação, Wales informou na própria Wikipedia que estava novamente solteiro. Como complemento, informou também que seu caso com Marsden nunca foi duradouro, pois ambos só tiveram um único encontro, que ocorreu em 9 de fevereiro deste ano. Ao saber disso, Rachel Marsden decidiu se vingar colocando à venda no eBay uma suposta camiseta de Wales esquecida por ele em sua casa. Essa foi uma forma que Marsden encontrou para dizer que, na verdade, começou a se encontrar com Wales no ano passado e que isso aconteceu mais de uma vez.

Jimmy Wales mal teve tempo de lidar com essa situação e lá veio outra bomba: Danny Wool, que trabalhou com ele na Wikipedia até 2007, declarou em seu blog que Wales pagava extravagâncias com dinheiro doado à organização. Entre as despesas estariam garrafas de vinho, refeições luxuosas e serviços de massagens. Ao todo, as dívidas da Wikipedia com os gastos de Wales teriam ultrapassado 30 mil dólares.

“Me pergunto se os estudantes que deixaram de comer para doar à Wikipedia verão com bons olhos esses excessos”, declarou Danny Wool.

É, a situação de Jimmy Wales está bastante complicada. Primeiro porque, embora tenha negado, Wales aparentemente editou informações na Wikipedia (a página sobre Rachel Marsden) com propósitos pessoais, manchando a credibilidade da organização. Segundo porque, se ele realmente gastou parte do dinheiro enviado à Wikipedia em despesas particulares, agiu com extrema má fé.

Bom, ainda não há nada que comprove se tudo isso é verdade, mas pelo menos podemos tirar duas importantes lições desses acontecimentos: 1) cuidado com ex-namoradas(os); 2) cuidado com ex-colegas de trabalho 😀

Referências: El País, The Sydney Morning Herald.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn