Ambiente de desktop 3D Looking Glass chega à versão 1.0

Quando o projeto Looking Glass foi lançado, pensei que seria um daqueles softwares que ficam eternamente em versão beta, dada a sua aparente complexidade de desenvolvimento. Mas não, o projeto continua firme e forte, tanto que seus desenvolvedores acabaram de anunciar o lançamento da versão 1.0 do Looking Glass, isto é, lançaram uma versão estável, embora as anteriores rodem muito bem (segundo o que eu li por aí).

Para quem não conhece, o Looking Glass é um ambiente de desktop 3D trabalhado pela Sun Microsystems usando a linguagem Java. Por estar disponível sob a licença
GPL, é possível acessar seu código-fonte e instalá-los no Linux, no Solaris e até mesmo no Windows, embora seja um pouco mais complicado fazer isso neste último.

Looking Glass

Se você deseja experimentar o Looking Glass ou, quem sabe, até mesmo colaborar com o projeto, basta visitar esta página para obter todas as informações. O download pode ser feito por aqui. Já que existe uma versão específica para o Ubuntu Linux, espero ter algum tempo para conhecer o Looking Glass na minha máquina 🙂

Referência: Tecnosquad.org.

Emerson Alecrim





  • Nossa cara, eu vi isso na semana de lançamento, isso faz mais de sei lá quantos anos (sei que é muitos). acho que na época nem tinhamos processamento suficiente para isso. Pena que agora chegou tarde né ? Vista, Macosx, Xgl, Berly (??)…

  • Guilherme Siqueira

    aeew Emerson faz um tutorial pra instalar no windows afinal nem todo mundo usa linux.

  • Bacana demais este Looking Glass
    Na época foi um furdunço danado quando ele lançou, visto que era muito bonito (ainda e).

    Eu só tenho minhas dúvidas com relação à produtividade no mesmo. Não sei se seria a mesma que em um desktop comum. Mas isto é caso de muitas monografias…

  • Emerson Alecrim

    Agradeço a sugestão. Realmente, o assunto pode virar uma matéria interessante.

    Rafael, você tem razão. No quesito produtividade, o Looking Glass fica devendo, já que exije qe as aplicações se adaptem a ele em boa parte dos casos. Ele é mais um “software conceito” mesmo.

    T+!

  • Pingback: Como Faço? » Desktop 3D multiplataforma()

  • Pingback: Blog InfoWester » Blog Archive » Quer testar o Looking Glass? Então baixe seu Live CD()

  • Pingback: Screenshots impressionantes e originais do Linux - GNU/Linux - Galacta()