Orkut começa a apagar perfis ilegais

Após ser notificado por autoridades brasileiras, o Google começou a monitorar com mais rigor os usuários e as comunidades criadas no Orkut. Muitas páginas de usuários (perfis) que continham imagens inapropriadas – especialmente pornográficas – estão sendo apagadas, assim como comunidades ilegais.

Os problemas que o Orkut está enfrentando devido a falta de um controle mais rígido ganharam mais importância após denúncias feitas contra comunidades que tratam de pedofilia e racismo. O assunto chegou a ganhar destaque em uma matéria feita pelo jornal americano The New York Times, conforme mostra este link.

Embora essas ações estejam sendo feitas, acredito que o Google precisa desenvolver uma solução melhor do que ficar deletando perfis e comunidades, do contrário a empresa terá que fazer isso sempre, dada a facilidade com que os usuários podem criar novas contas. Ainda, há de se considerar que o esforço não é suficiente: mesmo com toda essa monitoração não é difícil encontrar perfis e comunidades inapropriadas.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn