Bluetooth completa 10 anos

O evento CES 2008 apresentou várias novidades dos maiores nomes da tecnologia. Mas, no meio de tanta coisa nova, houve também uma discreta comemoração do aniversário de 10 anos do Bluetooth, um marco importante para uma tecnologia que enfrentou um período de grande incerteza.

10 anos de BluetoothNa verdade, o Bluetooth começou a ser desenvolvido em 1994, pelas mãos da Ericsson, mas somente em 1998 chegou ao mercado, quando já era sustentado pelo grupo Bluetooth SIG (Special Interest Group). A partir do ano 2000, no entanto, é que a tecnologia começou a se estabelecer. A promessa de interconectar dispositivos através de conexões sem fio aliada a um custo de implementação baixo atraiu a indústria e, conseqüentemente, os usuários finais.

Era de se esperar, então, que o Bluetooth passasse a ser adotado em massa pelos fabricantes de computadores pessoais, mas isso não aconteceu da forma esperada. Quem, hoje, possui um PC com conexão Bluetooth (desconsiderando laptops)? Pois é, pouca gente. Isso fez com que a tecnologia vivesse um momento de dúvidas em relação ao seu futuro, cenário reforçado pela popularização das redes WiFi.

A “salvação” do Bluetooth se deu quando a tecnologia passou a ser implementada pra valer em dispositivos portáteis, tais como telefones celulares, PDAs, MP3-players e fones de ouvido sem fio. Essa adoção ocorreu de tal forma, que as incertezas que rondavam a tecnologia se foram. Hoje, o Bluetooth está firme e forte, e o grupo Bluetooth SIG já conta com mais de 10 mil empresas/entidades associadas – no início, havia apenas a Ericsson, a IBM, a Intel, a Nokia e a Toshiba. É ou não é para comemorar? Parabéns ao Bluetooth e que a tecnologia comemore outros 10 anos 🙂

Referências: Engadget, Bluetooth.com.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn