Notebooks coloridos e com desenhos: será que a moda pega?

Na época em que o processador Pentium III estava em seu auge, lembro de ter visto em um fórum fotos de um notebook IBM com a carcaça totalmente alterada por um artista plástico. As teclas ganharam uma interessante combinação de cores em degradê e, a parte externa (atrás da tela), recebeu um tribal que seguia o mesmo esquema de cores. Era uma verdadeira obra de arte! É uma pena que não consegui encontrar essas fotos, pois seria conveniente mostrá-las aqui. Em todo caso, depois daquele dia, passei a ver os notebooks “normais” com a mesma graça que vejo uma parede sem quadros.

Porém, aos poucos, comecei a ver na internet outros exemplos de notebooks personalizados com arte. De maneira muito tímida se comparado à onda de casemods de desktops, é verdade, mas algo expressivo ao ponto de começar a chamar a atenção dos fabricantes. Talvez essa percepção tenha contado com um empurrãozinho de iniciativas como as da Alienware (hoje pertencente à Dell) e da Voodoo (adquirida pela HP), que há tempos fabricam notebooks (e PCs convencionais) com design externo diferenciado. Atualmente, a Voodoo até já permite ao cliente escolher no site da empresa a cor do notebook e o adesivo a ser colocado.

Notebook Voodoo
Notebook Voodoo: cor e adesivo podem ser escolhidos

Com base nisso, me pergunto: será que a moda de notebooks com pinturas ou adesivos personalizados pegará? Se levarmos em conta as recentes investidas da HP e da Sony sobre isso, creio que a resposta é sim. Como já postado aqui no Blog InfoWester, a HP está promovendo um concurso de nível mundial de desenho em notebooks. De vez em quando dou uma olhada na página do concurso para verificar os trabalhos já enviados e fico impressionado com a criatividade dos participantes. Aparece um notebook mais bonito que o outro, fica até difícil escolher um.

Notebook Alienware
Notebook Alienware

A Sony, por sua vez, já disponibiliza alguns modelos da linha VAIO com desenhos diferenciados. É o caso, por exemplo, das edições VAIO Graphic Splash, cujos gráficos foram elaborados pela artista plástica Maya Hayuk, e da recém-lançada edição Canvas @ Sony, que emprega seus desenhos também em tocadores de áudio e fones de ouvido.

Notebooks VAIO
VAIO Graphic Splash à esquerda e VAIO Canvas @ Sony à direita

Para ser sincero, eu espero que essa moda realmente pegue. Talvez isso não seja tão interessante aos fabricantes, já que pode representar um aumento nos custos de produção, mas isso pode facilitar o surgimento de empresas especializadas no assunto. Daí o interessado poderá escolher o desenho ou a pintura que quiser para o seu portátil e assim terá a maravilhosa sensação de ver que não é somente a área de trabalho de seu sistema operacional que pode ser personalizada 🙂

Fotos: Sony, Sony (2), Alienware, Voodoo.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn