eBay finaliza compra da Skype e leva “dor de cabeça” de brinde

eBay + SkypeDesembolsando a bagatela de 530 milhões de dólares, o poderoso eBay anunciou a finalização da compra da Skype, processo que se iniciou no segundo semestre de 2005. Agora, com os antigos acionistas com dinheiro no bolso e a posse completa do Skype por parte do eBay, a história se finaliza e todos viverão feliz para sempre, correto? Nem tanto…

Apesar de seu histórico inovador e de ter popularizado o uso de VoIP na internet, a Skype não está passando por um bom momento. A empresa não vem apresentando resultados financeiros satisfatórios, apesar da quantidade de seus usuários aumentar, e chegou até a fechar algumas de suas filiais européias em maio deste ano. Além disso, os serviços da empresa sofreram um “apagão” há cerca de dois meses, fato que minou a confiança na empresa.

Por conta disso, a finalização da compra da Skype vem acompanhada da notícia de que Niklas Zennstromm, co-fundador da companhia, foi desligado do cargo de CEO. Em seu lugar entrará Michael van Swaaij, até então diretor estratégico do eBay. Nessa história toda, também “rodou” Henry Gomez, que ocupava o cargo de presidente da Skype.

Mas, Niklas Zennstromm, que também foi responsável pelo praticamente fechado à força KaZaA, não vai ficar em casa lamentando, já que voltará suas atenções para a sua recente criação: o serviço Joost. Além disso, aparentemente ela ocupará um cargo no conselho executivo da Skype, mas as dores de cabeça vão mesmo é ficar com o eBay…

Referências: PCWorld, Noticiasdot.com.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn