Dell: sai Dimension, entra Inspiron

Diz o velho ditado que em time que está ganhando não se mexe. Mas nem sempre é assim, principalmente quando nos referimos ao mundo da tecnologia, como acaba de deixar bem claro a Dell. A empresa criou em 1992 a linha de PCs Dimension, e vem usando esse nome deste então. Mas a marca Dimension está com os dias contados. Muito em breve, a Dell deixará de usar esse nome e focará suas linhas de PCs na marca Inspiron, que já está em uso em sua linha de notebooks e em alguns modelos de desktop.

Um dos produtos da linha InspironÉ claro que, no que se refere à oferta de configurações, isso não muda muita coisa. Na verdade, não muda quase nada. No entanto, a marca Dimension foi um dos símbolos da popularização da Dell, e certamente contribuiu para que a empresa se tornasse um dos maiores fabricantes de PCs do mundo, para não dizer o maior.

Por que a Dell está efetuando essa mudança, então? Não se sabe ao certo, mas se observarmos o fato da Dell ter mudado e muito nos últimos anos – passou a trabalhar com processadores AMD e, mais recentemente, com o sistema operacional Linux -, isso indica que a marca Dimension já não consegue se encaixar nos planos atuais da empresa. Some isso ao fato da linha de PCs Inspiron marcar a utilização de um novo padrão de gabinetes, de aparência mais “clean” se comparado aos modelos Dimension mais populares.

Uma questão estratégica, meramente. Não tão impactante como quando a Intel anunciou o fim do uso do nome Pentium, por exemplo, porém uma decisão que pode causar uma ligeira estranheza aos usuários e empresas já acostumados a trabalhar com os produtos da empresa. Mas logo passa 😀

Referências: DailyTech, TechSpot.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn