Clientes querem Linux em máquinas Dell

A Dell mantém um site onde pode obter opiniões e sugestões de seus clientes e, por meio desse canal, fez descobertas surpreendentes: a maioria das mensagens enviadas pelos usuários pedia a opção de comprar máquinas Dell contendo uma das seguintes distribuições Linux: Ubuntu, Fedora e OpenSuSE. A maioria desses usuários também sugeriu a possibilidade de ter o Windows XP ou o Windows Vista em multiboot com uma dessas distribuições.

As surpresas não pararam por aí: a Dell também costuma oferecer um pacote extra de softwares que acompanham o sistema operacional, como barras de navegador, Adobe Reader e o Microsoft Works (uma versão bastante simples do Microsoft Office). Com base nisso, os clientes também pediram para que a empresa oferecesse um pacote de software livre no lugar ou como complemento dos mencionados aplicativos. Entre os programas pedidos, tem-se: Firefox, GAIM, InkScape, Thunderbrid, PDFCreator e OpenOffice.org, sendo este último indiscutivelmente melhor que o Microsoft Works.

Resta agora saber se a Dell executará, pelo menos em parte, as mudanças sugeridas por seus clientes. Na minha opinião, as chances de isso acontecer são grandes, do contrário, a Dell não teria divulgado essas informações em seu site. Está aí a chance da empresa fazer uma boa jogada de marketing!

Referências: The Inquirer, Dell Ideastorm.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn