PCs de alto desempenho: um mercado em crescimento?

Para falar de crescimento em mercado, é conveniente ter números em mãos, mas quando não os temos, certos acontecimentos nos fazem levantar suspeitas. É o caso dos caros PCs de alto desempenho, usados principalmente para jogos exigentes de hardware.

Em março deste ano, a Dell anunciou, após rumores, a compra da Alienware, empresa cujos computadores são desejados até por mim, que de jogador assíduo não tenho nada. Agora chegou a vez da HP: a companhia acaba de confirmar um acordo no qual adquiriu a Voodoo, outra renomada fabricante de PCs de alto desempenho. Isso é o que leva a crer que esse mercado é cada vez mais importante.

Não é para menos. Além do desempenho otimizado para jogos, esses computadores contam com outros dois diferenciais: visual arrojado e a certeza de execução satisfatória de aplicações multimídia, como vídeos e animações em 3D. Imagine, por exemplo, ter um notebook poderoso com carcaça vermelho-metálico e adesivação de um tribal na parte externa do aparelho. Ou então ter uma estante com monitor LCD de 21″ polegadas, caixas de som com Surrond 3D e subwoofer, tudo controlado por um PC que atua como um centro de entretenimento.

Isso ainda é incomum no Brasil, principalmente pelo custo. Os preços desses computadores podem passar de 8 mil reais. O notebook visto acima, por exemplo, custa 4,3 mil dólares, cerca de 9,5 mil reais. Mesmo assim, será que esses computadores são uma tendência? Creio que sim, mas acho que não chegaremos onde chegou o mercado de carros, que coloca em uma distância enorme os produtos populares dos luxuosos.

Referência: CNET News.com.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn