HP investiga roubo de fórmula de tinta

No início do mês, o Meio Bit publicou uma matéria que comprova o quão valoroso é o mercado de tintas para impressora. Um litro desse líquido, quando fabricado pela HP, custa, segundo o site, em torno de 6 mil reais! É mesmo uma fábrica de dinheiro! Se não fosse, uma fórmula de tinta da HP não teria sido roubada…

De acordo com o site Northwest Florida Daily News, a HP montou uma equipe para investigar como essa fórmula, até então secreta, foi parar nas mãos de outras empresas. Estas, por sua vez, estão fabricando tintas tão boas quanto as da HP, porém a preços mais atraentes. Não se sabe ainda a dimensão do problema, mas a HP está analizando os cartuchos dos concorrentes para identificar o uso indevido de sua fórmula.

A HP vem notificando uma série de empresas por uso indevido de suas patentes. Neste mês, por exemplo, a companhia chinesa G&G Ninestar Image foi acusada de utilizar o mesmo design dos cartuchos HP em seus produtos. Em julho, o mesmo aconteceu com duas empresas que usaram, indevidamente, tecnologia da maior fabricante de impressoras do mundo.

A pressão da HP se justifica: a companhia alega que existe muito investimento no desenvolvimento de impressoras e tintas, além de tecnologias avançadas no processo de fabricação desses produtos. E, como todos sabem, tem sempre alguém tentando aproveitar esse lucrativo mercado, afinal, só nos EUA a HP domina mais de 50% das vendas.

Aos consumidores, a melhor saída é mesmo evitar impressões desnecessárias. Além do bolso, o meio ambiente também agradece 😉

Referência: Northwest Florida Daily News.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn