Programa remove WGA

Divulguei uma notícia no último dia 6 sobre o WGA (Windows Genuine Advantage), um programa da Microsoft que avisa com freqüência regular que o sistema operacional do usuário é pirata, quando, de fato, o for. O problema maior, no entanto, foi descobrir que além de exibir esse aviso, o WGA também captura dados do computador e os envia à Microsoft, mesmo quando o Windows é original. Até então a Microsoft afirmava que o programa não executava nenhuma ação do tipo.

Por conta disso, o programador francês Guillaume Kaddouch criou o RemoveWGA, uma ferramenta que remove o WGA do sistema sem causar nenhum dano. De acordo com Kaddouch, o WGA é considerado um spyware, uma vez que não há razão para que o software envie periodicamente à Microsoft dados depois de ter identificado a (i)legitimidade do sistema operacional.

Para verificar a existência do WGA no computador, basta executar o RemoveWGA. Se estiver tudo ok, o programa exibirá a seguinte mensagem:

Microsoft WGA Notification Tool is not currently active on your system.

O RemoveWGA também faz verificações para checar se o WGA foi instalado novamente no computador de forma oculta. Para download e mais informações, clique aqui.

Referência: eWeek.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn