Windows pirata avisa que o sistema operacional não é original

Muitos usuários brasileiros do Windows XP estão recebendo a seguinte mensagem ao usarem o computador:

Esta cópia do Windows não é original. Você pode ter sido vítima de falsificação de software.

Há quem pense que que a mensagem é resultado da ação de um vírus, no entanto, trata-se de um recurso do programa Windows Genuine Advantage (WGA) para alertar os usuários da ilegalidade do sistema operacional.

O WGA é uma ferramenta usada pela Microsoft para detectar e “incentivar” os usuários a usarem cópias originais do Windows. O programa confere a chave de registro do Windows e se o número de série constatado for ilegal, a tal mensagem é então exibida.

O aviso é acompanhado de um link que o leva a um site da Microsoft que contém orientações sobre como regularizar a situação. Os usuários que estiverem dispostos a isso podem contar com desconto na compra de uma versão legal do Windows XP. Na Brasoftware, o Windows XP Professional com Service Pack 2 está custando 639 reais.

De acordo com a Microsoft, a verificação do WGA se limita à validação do Windows. Informações sigilosas não são capturadas. Além disso, a exibição do tal aviso é temporária.

A instalação do WGA é feita de maneira obrigatória quando o usuário tenta atualizar seu sistema operacional através do site Windows Update. Sem o programa, a instalação de atualizações e recursos adicionais oferecidos pela Microsoft pode ser impedida.

Os usuários que receberam a mensagem têm cinco opções:

1 – Comprar uma cópia original do Windows;
2 – Esperar até alguém lançar uma forma de burlar esse aviso;
3 – Continua usando o sistema com o aviso;
4 – Usar o sistema operacional Linux;
5 – Comprar o Windows e solicitar à Receita Federal dedução no imposto de renda (é claro que isso é uma brincadeira)…

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn