Sophos oferecerá ferramenta para bloquear Second Life

Nada de Second Life!O número de usuários do Second Life não pára de crescer, e isso representa uma grande preocupação para várias empresas que temem que seus funcionários passem tempo demais nessa comunidade virtual, prejudicando a produtividade.

Pensando nisso, a empresa de segurança Sophos (mais conhecida por seus softwares de antivírus) acaba de anunciar uma solução que vai permitir aos administradores de sistemas bloquear sites de comunidades virtuais, em especial, o Second Life.

Embora esse tipo de bloqueio possa parecer uma tremenda sacanagem, em muitos casos é necessário. Trabalho em uma universidade, e sei por experiência que se sites como o Orkut e serviços como o MSN Live Messenger não fossem bloqueados, teríamos dificuldades severas em disponibilizar computadores para todos os alunos, já que boa parte deles ficaria tempo demais nos laboratórios de informática executando atividades que nada tem a ver com tarefas acadêmicas.

Também é necessário considerar a questão da segurança, já que a disseminação de pragas digitais pelo Orkut e por mensagens instantâneas, por exemplo, não é incomum. Nada garante que o Second Life seja totalmente seguro nesse aspecto.

Mais informações no site da Sophos.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn